![]() |
O papel do gestor de pessoas diante do Coronavírus |
No exato momento em que escrevo esse texto, muitos dos meus colegas de trabalho, amigos, familiares e vizinhos se encontram no minimo preocupados com os últimos acontecimentos e a crise que se desenha diante de nós devido a grande propagação e os casos de infecção e mortes confirmados pela COVID 19 (Coronavírus) no Brasil e no mundo.
Estamos beirando a histeria coletiva e não é para menos. Somos bombardeados de notícias a todo momento, os meios de comunicação ávidos em informar, em algumas situações exageram na abordagem e acabam gerando ansiedade, estresse e pânico na população. A desinformação, fake news, exploração da situação em beneficio próprio também tem prejudicado bastante os esforços propostos para ampliar as medidas preventivas necessárias para esse momento.
De fato, é uma situação extremamente difícil nos aspectos sociais e econômicos como um todo. Algo talvez nunca antes visto desde a segunda guerra mundial.
Diante de toda essa realidade, me deparo enquanto psicólogo e gestor de RH na responsabilidade de refletir sobre tudo isso, buscando informação nos órgãos oficiais, mantendo a calma, agindo de forma propositiva orientando os gestores e colaboradores da minha empresa de forma estratégica alinhada a real necessidade.
Cada ramo de atuação tem sido impactado de maneira distinta e por todos os lados estamos precisando tomar decisões difíceis. Empresas sendo fechadas, faturamentos caindo ladeira abaixo e não se há muita certeza de como vai ser o desenrolar dos fatos nos próximos dias.
A unica coisa certa nesse momento é a necessidade de fazermos a nossa parte por nós mesmos e principalmente pelo coletivo visando minimizar ao máximo todos os danos causados por essa crise.
A liderança tem papel fundamental para que o número de casos não suba ainda mais, e também no auxilio daquelas pessoas que acabam se sentindo paralisadas, com medo e sem saber como agir.
Em primeiro lugar é importante conscientizar acerca das medidas gerais de contenção:
- Informação correta e conscientização;
- Cuidados na higiene pessoal e do ambiente;
- Evitar aglomerações de pessoas;
- Evitar sair de casa nesse período;
- Não cumprimentar as pessoas;
Em seguida, é importante os gestores buscarem:
- Manter a calma e acompanhar as orientações dadas pelas autoridades públicas;
- Oferecer estrutura necessária como Banheiros limpos, pias e sabão para lavagem das mãos, EPI, álcool em gel, entre outros;
- Conscientizar os colaboradores sobre as medidas adotadas pela empresa e governo;
- Tranquilizar os colaboradores quanto a disseminação do vírus;
- Ajudar na vigília da higienização da empresa e dos profissionais;
- Não rotular colaboradores com caso suspeito ou confirmado da doença;
- Consultar as legislações e jurídico pautando a empresa para a melhor alternativa;
- Identificar os grupos de maior vulnerabilidade e propor medidas preventivas necessárias;
- Se a empresa optar para trabalhar em home office passar a responsabilidade das entregas;
- Ser ponto focal de segurança em caso de dúvidas ou outras solicitações;
- Ajudar o corpo diretivo na tomada de decisão;
- Entre outras ações que podem ser seguidas a depender das necessidades;
É importante a liderança ter empatia, mostrando para o time que se importa, entende e respeita a situação atual. É preciso ter coragem, confiança e positividade para encarar esse momento com equilíbrio e profissionalismo. Resiliência e serenidade também precisam ser praticadas, saber manter o controle emocional é de extrema importância para que o estresse e a negatividade não atrapalharem o raciocínio e a resolução de problemas.
Em um cenário como esse, a liderança, assim como o RH tem um papel de suporte fundamental para garantir a proteção e segurança dos colaboradores. O novo coronavírus provou ser letal para idades específicas e precisa ter atenção, afinal os colaboradores contaminados levam a doença para dentro de suas casas e espaços.
Que a gente possa ter a postura necessária para adotar as medidas de precaução. Em breve voltaremos a nossa rotina normal de trabalho, vida, lazer e relacionamento social. Faça o que precisa ser feito!
"A Crise é o grande momento do líder"
Bill George, empresário e professor da Harvard University
_________
Osvaldo Melo é psicólogo de formação com MBA em gestão de pessoas e coaching; vem atuando de forma generalista na área organizacional com gestão, planejamento e controle dos diversos processos e subsistemas de RH. Idealizador do blog RH Acima da Média, atualmente ministra disciplinas na pós graduação em gestão de pessoas da UNIFACOL e realiza palestras no âmbito das relações humanas, liderança e desenvolvimento profissional em escolas, faculdades, institutos, igrejas e empresas.
Siga: @osvaldopmelo | @acimadamedia_rh